sexta-feira, janeiro 20, 2006

Quem é o Outro?

Há mta coisa errada com os portugueses.
Uma das que me dá mais comichão é a pulga.
Aquela pulga irritante que salta do meio duma amena cavaqueira entre amigos de café e dominó.
Ora vejam:
Ola Sor Julio, isso vai?
Eh pa, vai indo. Olha é como dizia o outro, vou benzinho.

Vou ter que interromper amavelmente estes dois comparças do dominó para lhes perguntar, quem é o outro?
É que na maioria das vezes, não existe outro, e no entanto tal qual mola involuntária, lá soltamos um "como dizia o outro", como se isto desse ênfase à nossa ideia fraquinha ou graçola sem categoria, que, sozinha, sem ter sido dita pelo outro, perde relevância. Ora isto é um embuste evidente, pois, quer tenha sido proferida ou não pelo outro, o que dizemos das duas uma, ou não tem piada nenhuma ou não tem ponta de interesse.
Daqui infiro, sem a total certeza, que nós como portugueses, não estamos seguros da qualidade daquilo que vamos dizer, e usamos esta muleta irritante, para nos dar segurança e confiança para a frase ou piada que vamos proferir. Tipo, isto pode não ter piada nenhuma, caro ouvinte, mas atenção, o outro disse.
Pior do que isto é usar a expressão como disse o outro, em coisas que naturalmente devem ter sido ditas por muitos outros. Não é preciso lembra-lo a ng. Para dar uma ajudinha ao leitor menos elastico de espirito, vou dar, como diz o outro, um exemplo: Ola tudo joia? "Tudo! Sempre vais, como dizia o outro, la a casa? "Eh pa, hj n posso, como dizia o outro, estou à rasca. "Coitado, é ,como dizia o outro, o trabalho é lixado! "Ya."
Como dizia o outro, já devem ter percebido o ponto.

Para a proxima comentarei o facto de os comediantes julgarem que os velhotes falam em falsete.

10 comentários:

Anónimo disse...

Não concordo consigo. O Outro refere-se sempre, em qualquer ocasião, a alguém que o indivíduo conhece real e efectivamente - só que cada um de nós associa "o Outro" a pessoas diferentes, estando isto ligado a experiências que tenhamos tido nas nossas vidas privadas.

Anónimo disse...

Olha lá, por que é que o teu blog apresenta estas horas malucas?? Eu não sou tão desocupada que esteja a "postar comentários" no blog à 1h35 da manhã! Nisso sou muito portuguesa: são 9h35 da manhã e estou no emprego a brincar em vez de trabalhar. Por isso é que o País não avança!

Manolito Gafotas disse...

Não deixa de ser uma expressao, como dizia o outro, assaz irritante ;)

Manolito Gafotas disse...

são 6.44 da manhã e eu ainda n me deitei e estou para aqui a escrever no meu compt.

Manolito Gafotas disse...

Eu acho que isto está feito pelo fuso da Malásia...

Manolito Gafotas disse...

Sra Presidente, a Exma, como profissional liberal e secrtária geral desse grandioso partido, não tem horarios para o trabalho. O seu trabalho é a sua vida. Neste momento deveria estar a tratar da comunicação ao país e justificar a ausência de um candidato efectivo do nosso partido às presidenciais. Ainda n percebi pq razão resolveu apoiar o candidato Garcia Pereira... ele nem gosta de leite! Só come aquelas barrinhas Kinder Surpresa com mais leite que cacau, mas isso é so para enganar os crédulos. Isso NAO É LEITE!
Deixo aqui exposto o meu desagrado, cara presidente, e a esperança que neste seu mandato, a Exma trave uma luta sem tréguas contra estas mixórdias artificiais que retiram ao leite a sua essencia pura.

Sem mais assunto,
Manolito

Ps - Sempre Lhe disse, e assim ficou expresso no congresso extraordinário na Leitaria Rosalina, que deveríamos ter apoiado o candidato Cavaco, pq
1º pela primeira vez na historia do nosso partido teríamos tido uma vitória eleitoral e poderíamos ter partido a toda a velocidade para o marquês com a bandeira do partido do leite desfraldada e a buzina a tocar o La Cucaracha
2ºO candidato Cavaco parece-me ser devoto apreciador de 1 copinho de leite a acompanhar o seu bolo rei

Anónimo disse...

Excusado será dizer-lhe, Sua Excelência, Sr. Doutor, Excelentíssimo Ex-Ministro do Governo do Leite, que os resultados eleitorais não me animaram de forma alguma. O Senhor saberá tão bem como eu que o Dito Cujo Eleito não é bebedor de Leite: é um Fingidor de Bebedor de Leite - e esses são a pior espécie. Temo, no entanto, apesar disso, não obstante e porém, que ele tenha conseguido iludir o Nosso Povo. A não ser que o meu pior medo seja a realidade: que o Nosso Povo não esteja, de facto, iludido mas que prefira real e efectivamente alguém que não bebe Leite - pior: um ser que finge beber Leite!

Perdoo o Seu erro de interpretação - no que concerne ao ter pensado que eu estaria satisfeita com esta eleição - porque o atribuo à sua loucura galopante - digo-o com todo o respeito e apreço que sinto por Sua Excelência.

Sem outro assunto de momento, despeço-me
Com os melhores Cumprimentos,
Presidente do Leite

Manolito Gafotas disse...

Cara Presidente, são estas divergências que me levaram a bater com a porta da nossa sede (para quem não saiba localizada no FIAT Uno estacionado na Av.Liberdade em frente à Leitaria Rosalina, local de debate e tertúlias).
Não percebeu o conteúdo do meu comentário. Mostrei desagrado pela forma que, ao invés de apresentar um candidato próprio na corrida a Belém (onde ha belos pasteis que poderão ser acompanhados com um copinho de leite fresquinho),resolveu apoiar esse artificial do Dr.Garcia Pereira, devorador de Kinder Surpresa, esquecendo desta forma algo escandalosa, que no seio do partido residia a solução perfeita para a presidencia da república portuguesa, que sou eu, apoiante incondicional do leite, da esquerda marxista e da monarquia anarquica.
De seguida, referi que teria sido preferível apoiar o agora presidente cavaco, pq seria a primeira vez que o nosso partido conseguiria alcançar motivos para festejar no marquês de pombal uma vitória eleitoral. Queira Vossa Excelência lembrar-me de uma única vez que tenhamos desfraldado a bandeira símbolo da pureza do leite.
Sem mais assunto,
o seu leal
Manolito

Anónimo disse...

Excelência Leal Manolito,
Reconheço o meu erro de interpretação. Reli o que disse e confirmo que tem razão. A verdade é que a nefasta situação do País me deixou a vista enublada, enclausurada, numa palavra: entupida.

Apesar disso, no entanto, não obstante e porém, creio que não devemos apoiar alguém só pela hipótese de esse alguém ganhar. O facto do Dito Cujo beber Leite não muda a minha opinião, pois aqui reafirmo que o Dito Cujo apenas finge beber Leite.

Quanto ao Dr. Garcia Pereira, sou capaz de lhe dar razão. É de facto um candidato Kinder Surpresa, mas foi o que mais próximo se aproximou daquilo que o o Partido do Leite pretende para o País. Sozinho, sem ajuda, o Dr. Garcia Pereira conseguiu angariar 60 mil assinaturas exigindo que se fizessem mais campanhas pelo Leite. Sua Excelência tem de admitir que isto é um feito - independentemente do factor Kinder Surpresa.

Em relação a uma última questão: Sua Excelência defraldou a Bandeira do Leite naquela tremenda noite de desbunda - perdoe-me a expressão - em que recusou o Líquido Branco e optou pelo líquido de aspecto tipo chá, mais conhecido na nossa praça como "uísque". No entanto, não obstante e porém, isso são águas passadas.

Estimei ouvir notícias Suas. Sem outro assunto, despeço-me
Com os melhores cumprimentos,
Presidente do Leite

Maggs disse...

ora, como dizia o outro, aqui estamos! mais um dia, meu caro, mais um dia... ora, não era o outro, sou eu!! recomecemos: cá estou! mais um dia, meu caro, mais um dia... que saiu do pêlo, como dizia o outro! qual pêlo?! oh, que é que isso interessa? do pêlo e pronto! maldita ideia a de me vislumbrar por mais uns trocos...!;) como é que ele dizia?! da tanga, ideia da tanga!! tanguinha mesmo! (tens news no mesmo texto do meu blog. um copo de leite e, como dizia o outro, chichi e cama!)*